quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Resenha do livro Orgulho e preconceito

Nome: Orgulho e preconceito
Autora: Jane Austen
Editora: Penguin Companhia
Nota: 5/5

Sinopse: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de esterótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com a perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. 



Comentários:  O livro conta a história da família Bennet, a Sra. Bennet teve cinco filhas: Elizabeth, Jane, Catherine, Lydia e Mary. Seu maior sonho é ver todas as filhas casadas e de preferência com maridos ricos. Tudo na família Bennet muda com a chegada de um homem muito rico à Netherfield, o senhor Bingley. A Senhora Bennet logo pede ao marido para que faça uma visita para apresentar sua família. A Sra. Bennet é uma mulher irritadiça, "sofre dos nervos" e faz tudo o que está ao seu alcance para realizar seu maior sonho, já o Senhor Bennet é um homem tranquilo que prefere ficar em sua biblioteca, ele é um personagem divertido e sarcástico e um dos meus personagens favoritos do livro.

O S.r. Bingley chega a Netherfield acompanhado de seu amigo, o Sr. Darcy, um homem muito rico e bonito, mas totalmente orgulhoso. O Sr. Darcy não gosta de conversar com desconhecidos e de dançar nos bailes e todos ao seu redor lhe julgam orgulhoso. Mas tudo na sua vida muda após ele conhecer Elizabeth em um baile, de início ele não acha Lizzy muito bonita, mas aos poucos sua personalidade forte vai chamando sua atenção.

Elizabeth Bennet é a personagem principal do livro e devo dizer que ela se tornou uma das minhas personagens favoritas da literatura. Ela é divertida, inteligente, tem uma personalidade muito forte e é muito sincera. Lizzy tem uma amizade muito bonita com a irmã mais velha, Jane.
Quando ela conhece Sr. Darcy no baile ela o acha totalmente orgulhoso, mas a estória tem muitas reviravoltas.

As outras irmãs:
Jane também é uma personagem muito importante da história, é a mais velha das irmãs bennet e tem 23 anos. É considerada pela família a filha mais bonita, é doce e tenta sempre ver o lado bom das pessoas. Lydia e Catherine que são fúteis, sem nenhum escrúpulo e cujo principal desejo é arrumar um bom partido para casar. E Mary, que odeia bailes e prefere ficar em casa estudando.


Toda a estória principal ocorre a partir do desenvolvimento da relação do S.r. Darcy e da Elizabeth mas também tem o desenvolvimento de outros personagens e estórias. Uma das coisas mais incríveis de ler Orgulho e Preconceito é acompanhar os costumes da sociedade do século XVIII, algo realmente incrível que a literatura pode proporcionar. A escrita da Jane Austen é primorosa e rica em detalhes. Ler Orgulho e Preconceito é fazer uma imersão na sociedade da época. 

"Deus me livre! Seria o maior dos infortúnios! Achar simpático um homem que você está decidida a odiar! Não me deseje esse mal." (Elizabeth Bennet) (pág. 202)

"Não sei precisar a hora, ou o lugar, ou o olhar, ou as palavras, que lançaram as bases. Faz muito tempo. Eu já estava no meio antes de me dar conta de que havia começado (se apaixonar pela Elizabeth Bennet). " 
(Fitzwilliam Darcy) (pág. 521)

Nenhum comentário:

Postar um comentário